E venceu | Contos

17/11/2022
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Ele sempre quis, ou melhor, sempre falava que queria, mas nunca parou pra tentar fazer de fato. Sabe? Já conheceu pessoas assim? Falam muito: "eu ia..." Mas nunca vão de verdade. Ele era assim, falava, mas nunca agia. Mas era algo tão distante da realidade dele, tão difícil, era como escalar o Monte Everest, desculpa pela hipérbole, posso ter forçado um pouco, ou muito. Mas era o Everest dele. Tenho aprendido que cada um tem o seu, e quem sou eu pra julgar.

Um novo dia chegou, e aquele dia era diferente, todos são, eu sei, mas aquele era realmente diferente. Ele, nosso herói, acordou com um brilho no olhar especial. Era possível ver de longe como um farol. Ele olhou para o espelho e disse com firmeza, sem pensar muito, sem falar os "és" de quando estamos inseguros:

_ É hoje! Eu consigo! Eu vou! - e apontava na direção do espelho.

Escovou os dentes, tomou um banho bem gelado, e um café bem reforçado com o pó dobrado, e não usou açúcar, foi de amargo mesmo. Ele disse em voz alta: "se eu quisesse açúcar, comia algodão doce", fechou os olhos e virou a xícara quente de uma só vez (está certo, pode ser que contenha um certo exagero novamente aqui, mas foi quase isso). Fez alguns exercícios físicos, nada que se diga: "olha como ele é fitness!", mas fez. Estou contando tudo isso pra mostrar que nosso herói estava determinado e cheio de coragem para viver um novo tempo. Alongou os braços, estalou a coluna e pescoço duas vezes, respirou fundo três vezes, orou, alongou novamente, contou até três e alongou mais uma vez, respirou fundo de novo e disse:

_ É agora!

Olhou para o seu Everest de capa dura envelhecida, abriu na primeira página amarelada e empoeirada e deu o primeiro passo rumo ao desconhecido, ao infinito e além, lendo a frase: "Era uma vez...". E venceu. Pelo menos naquele dia.
Por Nicolas C. Sales
#conto#miniconto#poefide

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

  1. Por que aquele dia era um dia diferente?
  2. Por que esse era o Everest dele e por que é uma hipérbole?
  3. O que significa "vencer" nesse miniconto?
  4. Por que "E venceu. Pelo menos naquele dia"?
  5. Quais são os pequenos desafios que se tornam grandes na sua vida? Por que eles se tornam tão grandes?

Se você gosta do Blog Poefide, compartilhe, isso ajuda muito.

© 2022 Nicolas C. Sales. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora