Pra viver perto de Deus

16/11/2022

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Salmos 23:1

Por conta da nossa arrogância, a gente tem essa mania: "Se algo não acontece como queria, planejava ou esperava, sai de baixo, vou reclamar mais do que o Chaves quando queria ver o filme do Pelé, se Deus não faz o que quero, faço bico e falo que não quero mais brincar, fico mais mimado que o Quico."

Lembro quando nós, minha filha, esposa e eu, tivemos de sair de Minas Gerais e ir para São Paulo para começar o duro tratamento de câncer no rim esquerdo da minha filha que na época tinha apenas quatro anos. Nesse processo, entendemos perfeitamente que não somos pequenos "deuses" e nem tudo sai como queremos. Foi uma aula intensa sobre confiança e dependência no cuidado de Deus, por isso gosto de falar sobre esse tema, e nesse blog, vou trazer temas para aprofundar nossa confiança no Eterno.

Gosto muito de escrever devocionais, poemas, histórias curtas (escrever de tudo). Sou professor de Português na escola pública. Sou carioca, mas moro em Minas Gerais há dez anos, pois sou pastor batista e cheguei nessas terras mineira com minha esposa para trabalho missionário. Então, vivo esse processo de dependência do nosso Senhor, nem sempre é fácil, conheço bem as dificuldades da busca por intimidade com o Pai, e por isso, quero refletir com você para que possamos crescer juntos. Escreva pra mim caso tenha alguma dúvida.

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus

Salmos 46:10a

Pra viver perto de Deus, preciso reconhecer e entender que não sou um pequeno "deus". Óbvio que não sou, mas, na minha rotina, às vezes, em algumas atitudes simples, começo a agir como se fosse um. Falo que quero conhecer mais de Deus, o Criador, e ter intimidade com Ele e essas coisas que quem está tentando ser mais espiritual costuma falar, contudo, me esqueço ou simplesmente, não apresento tanta vontade de buscar a presença de Deus no meu cotidiano, naquilo considerado comum.

Quando digo que Ele é o Senhor, preciso aceitar o seu senhorio, mesmo quando as coisas não acontecem do meu jeito, e preciso viver sua liderança nas pequenas situações da rotina.

Em todo tempo, tenho de tomar decisões, e acabo fazendo sem sem falar com Ele, deixo de fora quem chamo de Senhor, só mesmo um pequeno "deus" pra fazer isso. Se algo não acontece como queria, planejava ou esperava, sai de baixo, vou reclamar mais do que o Chaves quando queria ver o filme do Pelé, se Deus não faz o que quero, faço bico e falo que não quero mais brincar, fico mais mimado que o Quico. Fico até um tempo sem falar com o "Pai Nosso".

Se algo acontece como queria, esqueço de agradecer ao Rei dos Reis, e como sou tão ingrato e tento ser um pequeno "deus" falo que foi sorte, ou que foi por muito esforço próprio. Nesses momentos de reflexões, me pergunto: "quero Deus, ou apenas quero o que quero de Deus? Quero Ele, ou quero que o Criador do universo sirva aos meus interesses pessoais?

Pra viver perto de Deus, tenho de reconhecer minhas fraquezas e limitações. Quando digo que Ele é o Senhor, preciso aceitar o seu senhorio, mesmo quando as coisas não acontecem do meu jeito, e preciso viver sua liderança nas pequenas situações da rotina. A vontade que tem de ser feita é a do Eterno e não a minha. Ele é o Rei do Reino Dele. Muitas vezes, não me encontro com a glória Dele, porque no fundo do meu coração, e até sem perceber, estou tentando atrair um tipo de glória pra mim.

Amo o Salmo 23, mas sempre que leio me questiono, de fato, Ele tem sido meu Senhor? Tenho vivido assim? Vivo sob o pastoreio Dele? Deus tem sido tudo na minha vida ao ponto de não sentir falta de nada? Tem dias que fico triste com as respostas que dou a essas perguntas, então volto, oro, me apresento, me arrependo e tento de novo, e aprendo que pra viver perto de Deus, preciso matar o pequeno Deus que tenta crescer dentro de mim

PARA APROFUNDAMENTO

  • 1 - Faça uma lista de milagres que aconteceram com você. Pense nas dificuldades que passou nesses processos e em como Deus te fortaleceu. Lembrar do que Deus fez e contar é muito importante para fortalecer nossa Fé
  • 2 - O que mais te impede de confiar mais em Deus no seu dia a dia?
  • 3 - Como anda sua vida de oração? Tem orado constantemente e de forma intencional?
  • 4 - O que tira sua paciência e te faz reclamar muito? O que você pode fazer pra melhorar o estresse?
  • 5 - Onde Deus está na sua rotina?

por Nicolas C. Sales

Instagram @ poefide

© 2022 Nicolas C. Sales. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora