Preciso aprender a tomar decisões

18/11/2022
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

Aprendi que precisamos confiar em Deus também na hora de tomar decisões, e gostaria de refletir um pouquinho sobre isso com você.

A vida é feita de decisões, pequenas, médias e grandes, confesso que separei em três tipos apenas por puro vício didático, mas acredito, que toda decisão é uma grande decisão, por menor que possa parecer. Sou carioca, mas desde 2012 moro em Minas Gerais, motivado por um chamado, me mudei com minha esposa, éramos recém-casados e foi um processo muito difícil, mas ao longo do percurso fui tendo que aprender a decidir da melhor forma. Errei muito, e convivo com alguns desses erros, e é bem complicado viver com o peso de algumas consequências ruins.

Preciso aprender a tomar decisões, porque conviver com os resultados de uma decisão errada dói muito. Já rasguei o tampão do dedo no asfalto jogando golzinho. Já ralei muito o joelho tentando derrapar com a bicicleta. Já caí de árvore pegando goiaba. Doía demais, mas, de longe, nem se compara com a dor da vida adulta de lidar com as consequências de uma decisão errada. Decisões não afetam só a mim, mas também quem está em minha volta. Pensei em algumas coisas que precisamos fazer pra evitar erros.

Fui estudar no seminário com 18 anos, pensei muito antes de me matricular, e nesse tempo, já entendia que precisava orar antes de dar um passo tão importante. Pensando nisso deixo a primeira dica para decidir:

  • Ore, e ore muito. Fique atento aos sinais que Deus vai mostrando o que Ele quer que você faça. Existe esse erro, geralmente, buscamos que Deus concorde com o que a gente quer, e pedidos que Deus nos ajude na nossa "missão", mas o ponto de partida está errado, precisamos buscar orientação para vivermos a missão Dele. A vontade que precisa ser feita é a do Criador e não a minha, porque a do Pai Eterno é "boa, perfeita e agradável"

Certa vez, uns amigos e eu fomos tentar atravessar uma lagoa muito comprida nadando, a gente era adolescente, não conhecíamos direito a região, e estávamos cansados do dia que tivemos, mas por alguma razão a gente achou que conseguiria fazer aquilo. Quase houve uma tragédia. Foi uma ideia muito tola. Não foi uma atitude nada sábia, então deixo aqui mais uma dica:

  • Busque a sabedoria que vem de Deus como diz o texto do início dessa reflexão.

Vou deixar outro texto, pois é importante:

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento."

Provérbios 9:10

Um pouco antes de casarmos, minha esposa e eu compramos um carro, e foi barato até, eu não entendia muito, na verdade praticamente nada, casamos, o carro andou um pouco e achei que estava pronto para uma viagem mais longa, e quando chegou o dia da mudança pra Minas, na metade do caminho, o carro quebrou, e aqui vai mais uma dica:

  • Converse com pessoas mais experientes no assunto que envolve sua decisão, converse com mais de um, pense, e analise com humildade os prós e contras.

Já resolvi coisas no calor do momento seja por raiva, tristeza ou muita alegria, e boa parte dessas decisões foram ruins, não digo todas, porque não lembro, mas acho que foram quase. Então, não vou me estender muito, e deixar a próxima dica:

Nunca tome deciões motivado pela raiva, ela é péssima conselhereira, pense no versículo:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"

O coração nos confunde e muito, então cuidado.

Já fiz muita coisa errada por conta da pilha dos "amigos", do tipo: "vai lá, faz lá" "duvido", "tem coragem não" e coisas assim, ou frases como "se eu fosse você..." e "vai por mim..." Então, pensando nisso, minha próxima dica é:

  • Não escute conselhos de pessoas ímpias, pense no que diz o que salmo:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Salmo 1:1

Eu poderia ficar horas aqui escrevendo sobre momentos que errei na hora de tomar uma decisão, por isso o título do texto devocional de hoje é "preciso aprender a tomar decisões". Ainda não sei tudo, mas aprendi muito com meus erros, não quero demorar então vou deixar uma última dica.

  • Conheça a palavra de Deus, porque ela é "luz", pense no que diz o texto:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Salmo 119.105

Vou deixar mais um versículo para reforçar a importância de se alimentar da Palavra (tem vários)

Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite.
Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz.

Salmos 1:2,3

Obrigado por ler meu texto, volte sempre. Já estou encerrando, como eu disse antes, tem muitas outras coisas importantes sobre tomar decisões, só listei algumas, e você, poderia deixar mais uma sugestão, ou já está bom? Fica na paz.

PARA APROFUNDAR

  1. Pense numa decisão errada e tente lembrar o que mais te influenciou ao erro
  2. Quais das dicas você tem mais dificuldade?
  3. Pense numa decisão certa que teve na vida, o que te fez acertar?
  4. Você resolve muita coisa por impulso? Se sim, o que você acha que pode fazer para melhorar nisso?
  5. Já foi influenciado por alguém a fazer algo errado? O que mais te influenciou?

Compartilhe

por Nicolas C. Sales

© 2022 Nicolas C. Sales. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora